
Basf
​
O terceiro dia começou logo cedo... o café da manhã foi até as 7 e logo em seguida fomos direto para o ônibus.
Quando chegamos em nossa primeira parada do dia, todos entregamos nossas identidades, fomos informados de que deveríamos manter nossos celulares desligados dentro das bolsas/mochilas, por conta de sua norma de segurança. Portanto não era permitido tirar fotos ou gravar o que vimos dentro da indústria. Nossa visita na Basf começou ás 9 da manhã e fomos muito bem recepcionados com um lanchinho muito gostoso...
A Basf é uma indústria de ácido acrílico, acrilato de butila e polímero superabsorvente, as principais matérias-primas são: propeno, butanol e soda caustica. Está presente em mais de 20 estados brasileiros, com um total de 5600 funcionários, em nossa visita fomos ao Complexo de acrílico em Camaçari lá tem aproximadamente 350 empregados com ajuda de terceiros. Quanto a formação desses funcionários, eles tem uma lista bem abrangente de cursos e postos diferentes para cada um.
A indústria tem uma grande importância em todo o país, faz parte de vários ramos diferentes, como: construção, recursos energéticos, alimentos agro, bens de consumo, automotivo e muitos outros. Vendem seus produtos para empresas, que produzem seu produto final. A transportação dos produtos e das matérias primas são geralmente por caminhões, navios e tubo vias.
A maior parte de energia utilizada durante o processo de produção é a energia à vapor, e pouca elétrica. E todos esses processos são automatizados, mas nenhum chega a ser 100%.


