top of page

Mergulho

 

    O dia mal começou e já estávamos muito animadas , pois era o dia mais esperado da viagem. Saímos do hotel por volta de 8h30 , e o clima já estava chuvoso , porém quando chegamos o céu abriu e o calor de Salvador nos contagiou. Fomos mergulhar na Praia do Forte , ao lado do projeto Tamar .

     Fomos mergulhar com o primeiro grupo enquanto o outro fazia

compras . Nos deram snorkel e um crocs para a proteção dos pés e dos corais. Mergulhamos nas piscinas naturais, da Praia do Forte, Essas piscinas são formadas quando a maré a baixa , podendo também chegar a profundidade de até 5M. Andamos por corais e mergulhamos  . A água típica da região , cristalina e morna ,permitiam a gente a ter uma perfeita visão dos peixes e dos corais ali perto.

    Começamos já avistando muitos peixes , dentre eles o Cirurgião Patela

( Paracanthurus hepatus ) ,muito famoso por ser a espécie da ‘Dory’do filme Procurando o Nemo. É um peixe bastante calmo, tem o corpo com pele dura e cheia de pequenas escamas pelo dorso, possui um par de lâminas afiadas na base de sua barbatana, que servem para defesa e ataque. Os peixes são animais aquáticos que apresentam sistema digestório completo, respiração branquial e circulação simples e completa.Os peixes possuem esqueleto  que pode ser cartilaginoso ou ósseo, dependendo da espécie. O tipo de esqueleto apresentado permite a divisão dos peixes em dois grandes grupos: os condrictes os osteíctes.Pertencendo ao grupo dos cordados , os peixes possuem grande importância comercial ( econômica ) alimentícia .

 

    Vimos também o pepino-do-mar , também conhecidos como holotúrias

( Isostichopus badionotus ). O pepino-do-mar é uma representante do filo dos equinodermos, e são animais que vivem todos os oceanos , eles são chamados de pepinos-do-mar devido à sua forma cilíndrica e à presença de protuberâncias em todo o corpo. Confessamos que não são muito bonitos e são até engraçados por ter essa forma. Os pepino-do-mar desempenham um papel ecológico muito importante no ambiente marinho,os pepinos ao comerem a areia junto com fragmentos de conchas calcárias, promovem a quebra do carbonato de cálcio, contribuindo para a elevação do pH.São capturados para consumo, como iguaria da culinária oriental, especialmente, em restaurantes orientais.A contínua extração pode afetar sua população local, como acontece em outras partes do mundo com equinodermos de interesse comercial.

    Encontramos também diversas algas , que fazem parte do reino protista ,como as plantas são organismos fotossintetizantes capazes de produzir o próprio alimento (glicose) a partir de substâncias químicas simples, como CO2 e H2O em presença de luminosidade. São importantes pois as algas e cianobactérias (antigas algas azuis, ou cianofíceas) fazem parte do fitoplâncton, enquanto pequenos animais como crustáceos e larvas diversas são parte do zooplâncton. O plâncton é a união de todos estes organismos que coexistem em ambientes marinhos e de água doce. Além de ser fonte de alimento a outros organismos, como baleias e peixes.Também são importantes economicamente , usadas artesanalmente em comidas e objetos.

    Com certeza os animais mais abundantes foram os corais,que são animais cnidários, e formam colônias exclusivamente marinhas. O corpo deles é chamado de pólipo, uma estrutura cilíndrica em forma de saco, com uma cavidade interna que se abre apenas em uma extremidade: a boca , possuem simetria radial, sistema digestivo incompleto e não possuem sistema circulatório. Ao olharmos lembravamos na hora da nossa aula com o professor Hélder , pois estudamos os cnidários com ele no 1°bimestre.

   O coral é muito importante devido ao fato que em uma, em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes. Incluindo 65% dos peixes. Mais de 5.000 espécies de peixes, 10.000 de moluscos e uma quantidade incontável de algas e crustáceos vivem e se reproduzem em torno das estruturas coralíneas.Sem contar a proteção que elas oferecem das ondas,e por serem matéria prima .Eles também são importantes na regulação da acidez dos oceanos e também no sequestro de carbono.

WhatsApp Image 2018-08-03 at 15.37.04.jp
WhatsApp Image 2018-08-03 at 15.37.11.jp
WhatsApp Image 2018-08-03 at 15.37.12 (1
WhatsApp Image 2018-08-03 at 15.37.12.jp
WhatsApp Image 2018-08-03 at 15.37.13 (3
WhatsApp Image 2018-08-03 at 15.37.13 (2
WhatsApp Image 2018-08-03 at 15.37.13 (1

Receba nossas Novidades

 

© Be my guest in Rio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page