top of page

-Origem das religiões africanas.
         Os historiadores não sabem dizer exatamente quando os cultos aos orixás tiveram início, o que marcaria a origem da mitologia ioruba e, consequentemente, a origem do Candomblé. Entretanto sabe-se que seu epicentro foi o território de Iorubalândia.
Iorubalândia foi a região cultural do povo ioruba no oeste da África. Englobava o que é hoje o sudoeste da Nigéria e partes do Benin e do Togo. A mitologia ioruba se desenvolveu em uma cidade da Iorubalândia chamada de Ifé. Estudos arqueológicos concluíram que a cidade foi erguida por volta do ano de 500 antes de Cristo.
-Oque que é o Sincretismo?
Quem trouxe o candomblé para o Brasil foram os negros que vieram como escravos da África.
Porém a religião oficial no Brasil era o catolicismo, trazido pelos brancos, de origem portuguesa. Por isso era considerado na época o candomblé como bruxaria. Com isso os negros passaram a cultuar suas divindades e seguir seus costumes secretamente. Para  disfarçar, identificavam seus deuses com os santos da religião católica. Por exemplo, quando rezavam em sua língua para Santa Bárbara, estavam cultuando Iansã. Quando se dirigiam a Nossa Senhora da Conceição, estavam falando com Iemanjá. Esse processo foi chamado de sincretismo religioso.


-Como o pais ve isso?
O candomblé tem grande visibilidade no turismo, especialmente na Bahia e sua presença na música popular brasileira e em obras de artistas como Dorival Caymmi e Jorge Amado é muito grande. Mas também tem um aspecto cultural negativo de grande popularidade.

-De que maneira nós pegamos a cultura do negro, transformamos elas para ser melhor aceita pela sociedade?
Pegamos com a chegada dos negros ao Brasil por meio do ritmo dos tambores, nossa culinária, artefatos e até palavras do português brasileiro surgiram com a herança Africana e os costumes praticados pelo Candomblé.

Receba nossas Novidades

 

© Be my guest in Rio. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page